O XX Congresso Brasileiro de Cartografia e IX Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura, que estão sendo realizados simultaneamente em Porto Alegre (RS) desde domingo (7/10), vêm obtendo conquistas significativas na aproximação das duas categorias profissionais.

Engenheiros cartógrafos e agrimensores discutem a unificação dos currículos e a situação do ensino. Existem no Brasil seis escolas de ensino superior em Cartografia, todas federais, enquanto as instituições de agrimensura já são 11, sendo sete particulares.

Ontem, durante uma mesa redonda coordenada pelo professor doutor Jürgen Philips, foi votada e aprovada a proposta de formação de uma comissão, reunindo representantes de ambas as categorias profissionais, estudantes, instituições públicas e privadas, para buscar formas de aproximação.

Durante esta mesma reunião, o presidente da FENEA – Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores, Júlio César Martins de Resende, lembrou que uma "semente está sendo plantada em Porto Alegre". Segundo ele, já é tempo de engenheiros agrimensores e cartógrafos se unirem em defesa de seus espaços no mercado de trabalho.

"Desde 1978 batemos nesta tecla. Agrimensura e Cartografia, e vários profissionais da Geografia, participam de uma mesma modalidade da engenharia", frisou Júlio César. Para o próximo congresso, os participantes da mesa-redonda firmaram o compromisso de discutir atribuições profissionais.

Além da Congresso Brasileiro de Cartografia e Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura, o Centro de Eventos da PUC-RS ainda é cenário da VIII Conferência Íbero-Americana de SIG e ISPRS Comission VI – WG1&3 Seminário Latino-americano em Educação e Transferência de Tecnologia em Fotogrametria, SR e SIE.