Os recifes coralinos estão mais escassos do que os pesquisadores pensavam e cada vez mais ameaçados, indica estudo do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) realizado para preservar os ecossistemas.

O trabalho, compilado no "Atlas Mundial de Corais", que pela primeira vez estabeleceu uma cartografia detalhada dos corais, diz que eles ocupam uma área de 284.300 km2 em todo o mundo. De acordo com a análise, os corais estão distribuídos em 101 países ou territórios e ocupam menos de 0,1% do fundo do mar.

"Os recifes de coral estão em grave perigo", afirma o diretor-executivo do PNUMA, Klaus Toepfer. "Eles se degradam rapidamente devido ao efeito da atividade humana."

Segundo ele, as áreas florestais devastadas, o desenvolvimento urbano e a agricultura intensiva produzem grande quantidade de sedimentos e poluentes que cobrem o oceano e asfixiam as algas. A análise lembra que os corais são essenciais para a pesca, a proteção da costa, o turismo, a fauna e a flora, abrigando cerca de 2 milhões de animais e plantas.

"A proteção dos corais não é boa apenas para os peixes, mas também traz benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais", afirma Mark Spalding, que liderou a autoria do estudo