O Brasil ganhou recentemente um Centro de Proteção de Primatas que atuará em todo o território nacional com o objetivo de preservar os primatas existentes no País.

Além de abrigar a enorme diversidade primatológica, detentor de 77 das 90 espécies de primatas do mundo, o Brasil também reúne um dos mais capacitados grupos de especialistas e pesquisadores do mundo nessa área.

Com a criação do centro, toda a informação especializada sobre os primatas brasileiros será devidamente disponibilizada para o fornecimento de subsídios apoio técnico ao manejo de populações selvagens, principalmente das espécies ameaçadas de extinção.

De acordo com o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, José de Anchieta dos Santos, a criação do centro é um passo decisivo para a melhoria da qualidade dos serviços de conservação da fauna brasileira prestados pelo Instituto.

O Centro deverá realizar o mapeamento preciso da distribuição geográfica das espécies, apoiar pesquisas e indicar áreas prioritárias para a conservação.