O ponto de partida para as obras de saneamento básico em Lençóis (BA) está em fase de conclusão. Trata-se do levantamento topográfico, iniciado no começo de setembro.

A responsabilidade pela execução do projeto de saneamento será da Embasa e, segundo a empresa estatal, o novo sistema está orçado em 3,4 milhões de reais e terá capacidade de atender 10 mil habitantes. Uma firma pernambucana está realizando os trabalhos topográficos, prestando serviço a Embasa.

A população de Lençóis estava receosa quanto ao início dessa obra, pois desconfiava-se que a Embasa seria privatizada e o projeto, já antigo, "engavetado". Como a estatal ainda não foi vendida, os moradores tranqüilizaram-se pelo menos em relação ao início da construção dos 3,5 Km de rede coletora.

Previsto para ser concluído em 2002, o sistema de esgotamento sanitário contará com rede coletora, interceptor, elevatória, emissário e estação de tratamento capazes de processar 20 litros de efluentes por segundo. Depois desse projeto, outro antigo também deverá ser executado.

O da ampliação do abastecimento por intermédio de quatro poços artesianos. Esta obra custará, segundo a Embasa, 1,6 milhão de reais, beneficiando os bairros mais altos e alguns pontos turísticos de Lençóis, que não terão mais, parte de sua água desviada para o abastecimento.