Hoje (12/11), a prefeitura de São Bernardo (SP) deve iniciar a revisão da planta genérica do município, o que deverá resultar na alteração do valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de imóveis da cidade. O levantamento inclui o mapeamento urbano e ambiental, atualização de cadastros imobiliários, de atividades e de logradouros.

O trabalho será feito por 20 técnicos da Funcate (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais). A revisão da planta genérica deverá ficar pronta até o final do mês para que a Câmara possa aprovar a alteração e a Prefeitura já consiga enviar aos munícipes o IPTU do ano que vem.

A conclusão de todo o estudo está prevista para fevereiro de 2003 e o custo total é de R$ 3,6 milhões. Ao todo será revisado o cadastro de 150 mil imóveis existentes em São Bernardo.

No estudo, os técnicos vão avaliar as condições do imóvel, como metragem e acabamento, da rua e da infra-estrutura do bairro. Os hidrômetros de cada residência também serão analisados.

Segundo a prefeitura, com estas informações será atualizado o valor venal do imóvel, que não pode ser muito diferente do valor de mercado.

A administração municipal explica que a revisão é importante porque existem áreas que foram valorizadas nos últimos anos e o cadastro destes imóveis não foi alterado.