ABNT, IBGE, grandes usuários e produtores de mapas discutirão as suas formas de classificação em várias escalas durante o Fórum Brasileiro de Geoinformação. O evento faz parte da programação do GEOBrasil 2002 – Congresso e Feira Internacionais da Geoinformação, que acontecerá entre 21 e 24 de maio em São Paulo. Este assunto começou a ser discutido em recente mesa redonda que ocorreu em Porto Alegre, no último congresso da SBC-Sociedade Brasileira de Cartografia.

Nesta mesa, cujo tema era "Soluções para o Mapeamento Nacional", ficou claro que, ao contrário do que parece, o país tem hoje uma grande produção de mapas, mas que infelizmente não seguem padrões predefinidos, dificultando muito sua reutilização e sua catalogação para futuras consultas.

Segundo Emerson Zanon Granemann, coordenador do congresso GEOBrasil e mediador da mesa redonda em Porto Alegre, um dos exemplos desta necessidade são os mapas produzidos para o setor de telecomunicações – os MUBs -, que seguem uma padronização própria criada para facilitar as contratações. Para realizar esta classificação, a idéia é reunir a ABNT e o IBGE, além dos demais interessados, para juntos definirem estas classes e, então, organizar os trabalhos prontos, e principalmente orientar os novos mapeamentos.

Desta forma o usuário em breve terá muito mais segurança em contratar ou reutilizar um mapeamento já existente, baseado em claras e precisas informações sobre estas bases.

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas na Alcantara Machado Feiras e Negócios, promotora e organizadora do GEOBrasil 2002, pelo e-mail info@geobr.com.br ou pelo site www.geobr.com.br.