A unidade de telefonia móvel da operadora japonesa KDDI passará a comercializar celulares baseados na plataforma 2.0 do WAP (Wireless Application Protocol). Os aparelhos permitirão a oferta de serviços de terceira geração (3G), como GPS e download de arquivos de áudio e imagens nos formatos MPEG4 e MP4, respectivamente.

Os serviços baseados em GPS, que serão lançados em dezembro no Japão, permitem que os usuários detectem onde estão através da representação de uma área no mapa na tela do celular. Os mapas, de acordo com a operadora, podem ser anexados ao e-mail e enviados para qualquer celular KDDI.

A novidade ainda inclui um recurso, similar ao 190 da polícia, no qual os usuários contratam serviços de emergência da companhia Secom.

Atualmente, os especialistas em serviços desse tipo já discutem a questão da privacidade do usuário, mas a KDDI garante que o sistema protegerá os assinantes que não desejarem que sua localização seja rastreada. Para oferecer os dois recursos, a companhia acelerou a velocidade de conexão de suas redes CDMA (Code Division Multiple Access) já existentes para até 64 Kbps.