Um conjunto de 22 imagens de satélite forma o Mapa Mosaico do Rio Grande do Sul, trabalho que foi entregue à Fapergs e à UFRGS.

O Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia da UFRGS apresentou o produto final do projeto de pesquisa, o CD-Rom com o mapa de imagens, no dia 30 de outubro. Este produto é uma carta-imagem do RS, confeccionada a partir de um conjunto de imagens do Estado, tomadas pelos satélites de recursos naturais Landsat-5 e 7.

O diretor do Centro de Pesquisas em Sensoriamento Remoto, Jorge Ducatti, explica que a "imagem" em uma carta-imagem, como neste caso, é tomada por um satélite artificial. Usa-se o termo "imagem", e não "fotografia", porque a técnica de captura da informação não é a fotografia tradicional, sendo usada uma câmera eletrônica dotada de sensores CCD ou similares.

Os satélites Landsat, assim como seu similar sino-brasileiro, o satélite CBERS, cobrem, para cada imagem, uma área limitada de território. No caso Landsat, cada imagem cobre uma quadro de 185 quilômetros por 185 quilômetros, ou aproximadamente 34.225 quilômetros quadrados.

O satélite varre a superfície terrestre por faixas Norte-Sul contíguas. Desta maneira, o território do Rio Grande do Sul é inteiramente coberto por 22 imagens, algumas delas cobrindo também porções além-fronteiras.