A XII Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2001, que reúne em Juazeiro (BA) empresários dos principais países importadores das frutas baianas, deu um destaque especial à agricultura de precisão.

A feira contou com 306 estandes, numa área de 20 mil metros quadrados no pátio da Feira Livre com aproximadamente 200 empresas de tecnologia, fomento, transporte, marketing e insumos que buscaram estreitar as relações com as companhias produtoras da região.

Durante as palestras, foram demonstrados alguns avanços tecnológicos, agricultura orgânica, energias solar e eólica e também a agricultura de precisão.

Os empresários do setor procuravam soluções para os problemas da fruticultura na região. "O que precisamos é da abertura de novos mercados", afirma Josival Amorim, superintendente da área de produção e comercialização da Agrovale, empresa que produz energia a partir do bagaço de cana.

Apesar de vender a fruta para diversos destinos no mundo, os produtores estão preocupados com a descoberta de novos países compradores. Segundo Amorim, além de a produção estar num ritmo superior à procura dos importadores, os problemas da economia internacional podem se abater sobre a fruticultura no Vale.

Ao lado de Petrolina, em Pernambuco, Juazeiro é referência mundial na produção de frutas.