Pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite reuniram as imagens do Landsat 7, mais recentes e com menor índice de nuvens, de toda a região Nordeste e fizeram um paciente trabalho de georreferenciamento, correção de cores e equalização das emendas.

Deste modo, compuseram um mapa de cada estado nordestino e, agora, finalizam a junção para fazer um mosaico de toda a região. A navegação sobre as imagens de satélite, com sucessivas aproximações – que pode ser feita, gratuitamente, de qualquer computador, via Internet – mostra uma paisagem totalmente transformada pelo homem, com os recortes das áreas agrícolas, uma ao lado da outra, sem nenhuma faixa de verde natural ou mesmo do cinza que caracteriza a caatinga.

As áreas pretas, ao contrário, aparecem com freqüência, confirmando as informações sobre o aumento alarmante de queimadas na região, obtidas com outro satélite norte-americano, o NOAA. No centro e sul da Bahia, os processos de urbanização acelerada são igualmente visíveis do espaço.

Na região de Jequié, Vitória da Conquista, Itapetinga e, mais próximo do litoral, de Ilhéus para o sul, os remanescentes de Mata Atlântica e outros tipos de vegetação nativa estão sendo praticamente erradicados. Várias áreas tradicionais de plantio de fumo estão sendo convertida em plantações de soja.

A visão de conjunto, real e atualizada, fornecida pelos satélites, não serve apenas para mostrar os processos de transformação, mas serve também para indicar a urgência do zoneamento ecológico econômico (ZEE) na região.