O Ministério da Ciência e Tecnologia e a Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço dos EUA (Nasa) firmaram uma declaração conjunta para a realização de programas em áreas tecnológicas sofisticadas, principalmente em relação ao espaço.

Pela primeira vez, um acordo entre os dois países foi assinado simultaneamente em Brasília e Washington. Os novos programas terão reflexos importantes nos campos científico e econômico e aumentarão a cooperação entre os dois países em várias áreas de pesquisa.

O financiamento dos projetos já está sendo discutido e o ministério brasileiro espera que a NASA contribua com uma importante margem dos recursos necessários para o andamento dos projetos, que incluem temas como a detecção por satélite de focos de incêndio e estudos sobre ciências da vida no espaço, entre outros.

De acordo com Ronaldo Sardenberg, ministro da Ciência e Tecnologia, a abertura de trabalhos em novos campos vai aumentar o conhecimento científico dos dois países.

"Temos muito a aprender e a ensinar", afirmou o ministro, lembrando que o Brasil tem o maior programa de detecção de fogo via satélite do mundo.