Soluções Trimble: Plataforma Windows CE, Pathfinder Power e Pocket

A Trimble está lançando no mercado uma nova linha de receptores que utilizam a Plataforma Windows CE. Segundo a empresa Santiago & Cintra, representante da Trimble, o principal diferencial é ser a única opção existente no mercado em plataforma Windows CE com correção diferencial pós-processada em tempo-real, o que resulta numa melhor precisão, normalmente submétrica. São dois modelos de receptores – o Pathfinder Pocket que foi desenvolvido para trabalhos de mapeamento e coleta de dados GIS, tem como principais características a precisão (de 2 a 5 metros) e a portabilidade (145g com bateria). O outro, – Pathfinder Power integra em uma única antena um receptor GPS e um receptor de correção diferencial via satélite (Banda L), possibilitando coleta e atualização de bases de dados com precisão submétrica. Pode atingir precisões centimétricas quando seus dados são pósprocessados. Também está sendo lançado o software Pathfinder Tools, que permite o desenvolvimento de aplicativos para plataformas Windows CE com capacidade de pós-processamento.

Além destes produtos já citados, estão sendo introduzidos no mercado também dois aplicativos de mapeamento, capazes de controlar tanto o Pathfinder Power quanto o Pathfinder Pocket. Um deles é o Terrasync, software totalmente em português desenvolvido pela Trimble, que roda em palmtops com Windows CE e torna a coleta de dados fácil e rápida, com menus amigáveis e ferramentas bastante práticas. O outro aplicativo é o TGGis, desenvolvido pela Char Pointer, que tem características muito semelhantes às do Terrasync, tendo como atrativo principal o custo mais baixo. Estes produtos estão sendo comercializados pela empresa Santiago & Cintra. Maiores informações, detalhes ou demonstrações no telefone (11) 5543-3433 ou no site www.santiagoecintra.com.br

SIG para agricultura: software coleta dados via GPS

Já está no mercado ainda em fase experimental mas já com ótimos resultados o AGROGIS 2.O, um SIG para agricultura. Inicialmente destinado à agroindústria e já utilizado também para outros setores, foi licenciado para algumas empresas do Paraná e já monitora algumas culturas como a cana-de-açúcar, o café o algodão. "O AGROGIS está gerenciando projetos gigantescos na área agrícola", completa Joe Fernando Martins, um dos criadores do software. Ele surgiu baseado nas necessidades comuns de usuários de geoprocessamento brasileiros. Assim, emprega-se tecnologia de ponta estrangeira para ser usada no "modus operandi" brasileiro. O software faz basicamente o que todo software de GIS faz: coleta de dados de campo via GPS, edição, exibição, atualização e análises.

Outro ponto interessante é a facilidade de integração com bases de dados corporativas; a criação, alteração e manutenção de consultas espaciais são simples, além de ter ferramentas de fácil aprendizagem e uso. Não é necessário ter especialistas em geoprocessamento para adição e atualizações lógicas entre as bases de dados espaciais e alfa-numéricas. Outra novidade é a interação com o GPS de precisão da Leica Serie 500, onde o trabalho de edição de pontos coletados com precisão para feições que indicam linhas ou polígonos foi eliminado. Maiores informações pelo telefone (17) 2330621 ou pelo e-mail joe@westnet.com.br.

Geoprocessamento para análise ambiental

O livro "Geoprocessamento para análise ambiental" é dirigido ao ensino de graduação e como introdução a estudos pós-graduados em ciências ambientais. O autor, Jorge Xavier da Silva, é geógrafo pela Universidade do Brasil, Ph.D na Louisiana Stat University, Baton Rouge lém de fazer livre-docência na UFRJ. No livro é abordado alguns conceitos e técnicas básicas do geoprocessamento aplicado à análise ambiental. Inicia com uma discussão de conceitos, passsa pela apresentação dos elementos básicos da arquitetura de Sistemas de Informação de caráter territorial e documenta usos de técnicas de extração de informação ambiental, a partir de bases de dados erigidas segundo qualquer estrutura de armazenamento e recuperação de registros de ocorrência de entidades ou eventos ambientais. Problemas como estimativas de impacto ambiental, definição de áreas de potenciais e de risco, simulações de apoio a análises custo/benefício, criação de cenários prospectivas, investigação de interações espaciais e, como elemento final, zoneamento por critérios reproduzíveis são alguns exemplos contidos neste texto de análise ambiental por geoprocessamento. Maiores informações nos sites www.lageop.igeo.ufrj.br, www.mundogeo.com.br , no e-mail xavier@igeo.ufrj.br ou no telefone (21) 2491460.

ArcPad 6 permite criar "forms" separados para a coleta de dados e identificar feições

O Arc Pad é a tecnologia GIS móvel que disponibiliza uma nova ferramenta de desenvolvimento, melhorada e customizável, acrescentando uma nova dimensão à solução móvel da ESRI. As inovações permitem a maximização da capacidade do ArcPad, ampliando sua utilização com os produtos ArcGIS. Nesta versão, a modelagem dos objetos é exposta através de scripts, o usuário pode adicionar ou remover botões, modificar a barra de ferramentas existente, criar seus próprios scripts, applets, DLLs ou plug-ins que propiciem o desenvolvimento de customizações avançadas. O ArcPad 6 oferece também novas ferramentas de controle para coleta de dados, incluindo list box, radio buttom e visor para exibição de arquivos de imagens. O software ainda permite que o usuário crie "forms" separados para coleta de dados e a identificação das feições. Também suporta o conjunto de caracteres do tipo multibyte (MBCS) e armazena tais dados como atributos do shapefile, possibilitando a conversão entre caracteres MBCS em UNICODE. Outro diferencial do ArcPad 6 é a criação de novas ferramentas para sua utilização em conjunto com o ArcGIS 8.1, possibilitando aos usuários a extração e conversão dos dados, que é feita através do ArcGIS Desktop (ArcView, ArcEditor, ArcInfo). O software encontra-se disponível tanto para as plataformas Windows CE2.11, 2.12 e 3.0, quanto para Windows 95/98, NT e 2.000. Maiores informações com a GEMPI Gestão Empresarial e Informática no telefone (11)30859277 ou no e-mail marketing@gempi.com.br