A experiência dos engenheiros e consultores Daniele Focht e Glaucio Roloff, em especial na região dos Campos Gerais do Paraná, em São Paulo e nos Cerrados, mostra que a Agricultura de Precisão é uma tendência que veio para ficar.

Em artigo publicado no MundoGEO, eles afirmam que existe hoje no Brasil um número considerável de instituições, profissionais, proprietários agrícolas e empresários que têm impulsionado uma Agricultura de Precisão adaptada à realidade nacional.

"Não se trata de um mero pacote tecnológico importado, mas sim de um sistema de gerenciamento agrícola cuja regra principal é produzir, utilizando-se da variabilidade que o solo e o terreno propiciam e das necessidades de cada cultura. Trata-se de um novo patamar na evolução do manejo agrícola.

Assim, hoje podemos trabalhar com as variações existentes em um mesmo talhão, anteriormente considerado uniforme para fins de manejo", escreveram Glaucio e Daniele.

Os autores do artigo "Agricultura de Precisão: uma realidade à nossa disposição" afirmam que o sistema já está disponível ao consultor, ao prestador de serviço e ao produtor.

Confira a opinião dos consultores na seção Artigos do portal MundoGEO