O novo reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), órgão de ensino ligado ao CTA (Centro Técnico Aeroespacial), Michal Gartenkraut, afirmou semana passada durante sua posse que vai concentrar investimentos no setor espacial.

Ele é o 14º reitor do instituto, que existe há 51 anos. Gartenkraut afirmou que o ITA passará a olhar mais para o setor espacial, que evoluiu muito menos que o de aeronáutica. Também afirmou que não vai fazer mudanças nos cursos para o ano que vem.

O ITA tem cerca de 1.200 alunos, sendo 500 de graduação, 400 de pós-graduação e 300 de cursos especiais. "Essas mudanças virão somente com o tempo. Também não iremos criar nenhum outro curso.

Não temos previsão de investimentos", disse. Gartenkraut afirmou ainda que pretende "enxugar" as estruturas do instituto. A verba repassada ao ITA pelo governo neste ano foi de R$ 12 milhões. O instituto tem 120 professores.

Segundo ele, uma medida que deve ser aplicada a partir do próximo ano será a busca de convênios internacionais para viabilizar mais recursos ao ITA. Gartenkraut afirmou que ainda não tem previsão para o orçamento do ano que vem.