Na terça-feira (4/12), foi aberto no Inpe o workshop "Processamento de Dados das Missões Espaciais Chandra e X-MM-Newton", evento voltado a jovens astrônomos da América Latina. Durante o curso, que se encerra no próximo dia 13, os 26 bolsistas selecionados irão desenvolver trabalhos relacionados com os dados dos dois satélites – o Chandra, da Nasa, e o X-MM-Newton (X-Ray Multi-Mirror), da Agência Espacial Européia (ESA).

Os dois satélites operam na faixa do raio-x, uma das radiações mais intensas do Universo, e que permite observar e analisar galáxias, sistemas binários (de estrelas), aglomerados de galáxias, remanescentes de super nova (colapso de estrela), pulsares, entre outros fenômenos estudados pela astrofísica.

Cerca de dez pesquisadores de instituições de pesquisa e universidades da Europa e Estados Unidos irão ministrar aulas teóricas e práticas, fazendo uso de software para análise de dados de astrofísica. Ao final do curso, os estudantes deverão apresentar um projeto.

O workshop está sendo patrocinado pelo Comitê em Pesquisa Espacial (COSPAR), uma organização científica internacional, e pela Fapesp.