Para atuar no segmento de GIS, a Valepontocom lançou a Infostrata, empresa que oferece serviços combinando imagens fotográficas com suas respectivas bases de dados.

De acordo com a Valepontocom, holding da Cia. Vale do Rio Doce que atua como Corporate Venture em iniciativas de e-business, o serviço da Infostrata permite um nível inédito de acompanhamento e gerenciamento através da visualização de suas operações físicas associada a inúmeras camadas de informação.

Os clientes também terão acesso a uma base de dados compartilhada com fotos e informações gerais do Brasil (Base Brasil). Cada pixel destas imagens é georreferenciável, ou seja, com indicação de coordenadas geográficas/UTM. Desta forma pode estar ligado a toda uma base documental pertinente à operação a ser gerenciada.

As imagens podem ser obtidas de satélite, fotos digitais e webcams. Para a obtenção de diferencial tecnológico, a Valepontocom adquiriu em outubro de 2001 o controle societário da VistaAérea, empresa com tecnologia única e exclusiva para a navegação intuitiva em imagens e sua publicação, associada a dados georreferenciados, via internet de banda estreita e outras mídias.

A Infostrata oferecerá aplicações em diversas áreas, tais como gestão ambiental, gestão patrimonial, gestão de crises, gestão logística, gestão de risco, acompanhamento de projetos e obras e soluções específicas de geomarketing.