A PUCPR exibiu recentemente em Curitiba um sistema capaz de gerenciar continuamente a transmissão de sinais e informações direto de veículos de socorro. A localização geográfica da ambulância é feita por satélite, através de GPS.

O projeto utiliza o sistema de comunicação iDEN desenvolvido pela Motorola, operado no Brasil pela Nextel, que oferece quatro soluções de comunicação no mesmo aparelho: conexão direta entre as equipes; telefone móvel; mensagens de texto; e transmissão de dados.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Grupo de Tecnologia em Saúde (GTS) integrante do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) da PUC do Paraná em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Motorola em Jaguariúna (SP).

As informações sobre o estado de saúde do paciente à central de controle do serviço de emergência e aos hospitais são transmitidas por meio de um aparelho Nextel.

O projeto da PUCPR permite o acompanhamento instantâneo das informações vitais do paciente, o que aumenta a agilidade e segurança dos procedimentos médicos, e possibilita a orientação imediata da equipe de emergência por rádio no caso de qualquer anormalidade detectada pela central, como um início de enfarte, por exemplo.

Mais informações com o professor João da Silva Dias, professor da PUC/PR que coordena o projeto, através do e-mail jdias@ppgia.pucpr.br