Ribeirão Preto (SP) é o primeiro município do interior a sediar uma seção regional do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ipabe). A entidade, sem fins lucrativos, realiza trabalhos técnicos com profissionais avalizados por Câmara Interna de Admissão e Sindicância. A unidade já conta com cerca de 30 destes técnicos.

O Ibape promove a defesa dos interesses, inclusive morais, dos profissionais. A entidade possui também a função de promover o avanço científico, o que se dá pela elaboração de normas, realização de cursos de educação continuada, os quais permitem aperfeiçoamento e reciclagem, e promoção de palestras, seminários, simpósios e congressos.

A regional está pronta, por exemplo, para prestar serviços de emissão de exames sobre vazamentos, trincas em prédios, vias públicas com risco de desabamento e razões que levaram a acidentes em fábricas. Antes da existência da seção, os serviços eram prestados por peritos e avaliadores, alguns credenciados pelo Ibape.

A implantação da unidade aprimora essa prestação de serviço e introduz, em Ribeirão Preto, a estrutura de educação do Instituto. Cerca de 60 profissionais de engenharia e arquitetura concluíram curso de pós-graduação em "Avaliações e Perícias de Engenharia", fruto de parceria com o Centro Universitário Moura Lacerda.