Brasil e Moçambique esperam incrementar seus programas bilaterais de cooperação em diversas áreas da Ciência e Tecnologia, como satélites para a coleta de dados, entre outras.

Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da República de Moçambique estiveram reunidos durante esta semana, no Rio de Janeiro, para discutir os possíveis pontos de cooperação entre os dois países.

O governo de Moçambique quer aproveitar a experiência brasileira para implementar sua estratégia de política de informática e já demonstrou interesse na criação de um instituto bilateral de investigação científica formado por pesquisadores dos dois países para cobrir várias áreas do conhecimento.

A comitiva de Moçambique também fez uma visita ao laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), sediado em Petrópolis, para conhecer os programas desenvolvidos pelo LNCC na área da Sociedade da Informação, principalmente no combate à exclusão digital.