O uso de imagens do satélite CBERS-1, desenvolvido em parceria com a China e em órbita há mais de dois anos, vem crescendo no Brasil desde o início deste ano. De janeiro a novembro, foram solicitadas mais de 1.600 imagens por 90 usuários.

O primeiro pedido para integrar um projeto internacional veio recentemente da Universidade de Michigan, Estados Unidos. O projeto, que conta com a participação de um pesquisador do INPE, Oton Barros, está sendo submetido à NASA dentro do LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia).

Imagens CCD do CBERS serão utilizadas para dar suporte a aplicação experimental de imagens de radar na detecção de áreas de desflorestamento seletivo. A expectativa é de que os resultados dos trabalhos desenvolvidos neste ano com imagens CBERS sejam apresentados nos próximos congressos científicos, quando se deverá ter uma idéia melhor sobre a utilização dos produtos do satélite a nível nacional.

As imagens de cada uma das câmaras oferecem uma ampla variedade de aplicações, podendo ser utilizadas em um mesmo projeto. Imagens CCD mostram grande utilidade para quantificar índices de biomassa, de acordo com os resultados apresentados pela Universidade Federal de Viçosa.

Mosaicos gerados por imagens WFI vêm sendo utilizados também como suporte para cartografia temática e banco de dados, como a Carta Imagem Rio de Janeiro e o Banco de Dados Agrícolas do Estado de São Paulo.

Estas aplicações vêm consolidando as imagens WFI como boas alternativas cartográficas.