O Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GEOSERE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está iniciando a primeira etapa da instalação da Estação de Recepção de Imagens de Satélites, dentro do Projeto "Oceanographical and Rural Aplications of AVHRR Sattellites Data in Pernambuco".

A Estação, que faz parte do acordo de cooperação bilateral entre a UFRPE e o Centro Aeroespacial Alemão DLR (Deutsches Zentrum Für Luft und Raumfahrt Ev.), está em fase de testes pré-operacionais para recepção de imagens de satélites norte-americanos da série NOAA.

Às 14h38 do dia 29 de novembro de 2001, foi gerada a primeira imagem de satélite a partir de uma estação terrestre em Pernambuco. Dois técnicos do DLR, o centro aeroespacial alemão, responsáveis pelos ajustes, estimam que em março a estação estará operando. Com os dados do Noaa, os pesquisadores do laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GEOSERE) da UFRPE pretendem, ainda, estabelecer previsão de safras agrícolas e indicação de focos de queimadas na região. Segundo o professor Hernande Pereira, coordenador do projeto, o governo alemão financia a maior parte dos recursos, tendo liberado aproximadamente R$ 435 mil.

A contrapartida brasileira é de cerca de R$ 100 mil, provenientes do orçamento da própria universidade.

O GEOSERE (http://www.geosere.hpg.com.br), vinculado ao Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE, começou a ser montado há cinco anos, com recursos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).