Coloridas e com resolução de 61 centímetros, as primeiras imagens divulgadas do satélite Quick Bird são de Washington, Bangkok e da Antártica.

As imagens foram feitas entre 20 de novembro e 5 de dezembro. "O novo satélite vai introduzir novas possibilidades para estudos e aplicações.

O mercado brasileiro ainda tem muito a crescer", acredita Luís Leonardi, diretor da Intersat, representante no Brasil das imagens do Quick Bird, satélite da Digital Globe.

"As imagens de satélites antes eram utilizadas para monitoramento ambiental, controle de queimadas e desmatamento. Agora as pessoas querem informações mais refinadas e isso exige um maior grau de conhecimento para melhor aplicação das informações".

Entre as vantagens tecnológicas deste satélite, destacam-se a resolução de 60 cm colorida que permitirá ao usuário distinguir os alvos com maior precisão de detalhes e a agilidade na gravação das imagens. Outro ponto positivo é a possibilidade de imagear áreas maiores em um mesmo momento.

Os parâmetros do satélite tornarão as imagens públicas, permitindo que qualquer empresa faça a ortocorreção das fotos, criando maior possibilidade de domínio para os usuários do produto.

O Quick Bird é um satélite multiespectral, desenvolvido pela empresa americana Digital Globe, com alto grau de precisão cartográfica. Vai fornecer imagens no infravermelho e no infravermelho próximo, com precisão de cinco metros e resolução espacial de 60 cm.

O satélite vai operar em órbita sol-síncrona com 98 graus de inclinação a 450 Km da superfície. Seu tempo de revisita é de um a três dias, dependendo da latitude e resolução. As primeiras imagens do satélite podem ser conferidas no site da Digital Globe (www.digitalglobe.com)