O Ibama denunciou, nesta semana, irregularidades nos trabalhos realizados por 46 agrimensores e um engenheiro civil em propriedades rurais vistoriadas no Tocantins.

A irregularidade foi comprovada depois que engenheiros do Ibama saíram a campo para vistoriar 249 propriedades rurais, das 1.106 solicitadas pelos proprietários que queriam promover desmatamento e averbação de reserva legal. A fraude foi descoberta no final da operação realizada pelo Ibama que detectou 70% de irregularidades nas medições das áreas.

A explicação encontrada foi que os agrimensores não estiveram em campo para medir e fazer os mapas das áreas, onde a maioria estava com as coordenadas erradas para a atividade especificada nos relatórios e projetos apresentados ao órgão, impossibilitando a localização exata da reserva. O CREA, que recebeu a denúncia do Ibama, explica que será aberto um processo individual para cada denunciado, que depois será enviado para as Câmaras de Engenharia e Agronomia.

Caso os conselheiros julguem procedente, o processo vai para a Câmara de Ética, onde essas pessoas também podem se defender.