O Pentágono está preocupado com o lançamento de um sistema europeu de navegação via satélite, batizado de Galileo. Avaliada em US$ 2,2 bilhões, a nova tecnologia poderá interferir no recebimento de sinais baseados no sistema de localização via satélite GPS (Global Positioning System), que vem sendo utilizado atualmente em operações militares.

As freqüências que a União Européia propôs para o Galileo são praticamente as mesmas que o Departamento de Defesa americano havia determinado para uma nova geração de satélites baseados em GPS – o que poderá causar interferências na recepção de dados, segundo o coronel da Força Aérea Americana, Ken McClellan.

Para tentar solucionar essa questão, o Pentágono enviou uma carta para os ministros de defesa da Europa no início de dezembro solicitando que seja feita uma reavaliação das faixas de freqüência.

De acordo com uma reportagem do Financial Times, a Comissão Européia tem até março para obter metade do financiamento para o Galileo. A outra metade será garantida pela Agência Espacial Européia.