O Japão lançará um satélite no final deste ano para estudar os modelos de migração das baleias e outras atividades. O anúncio foi feito ontem (8/1) por autoridades da Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial (Nasda).

O satélite de 50 kg, a ser lançado em outubro, será auxiliado pelo sistema de posicionamento global (GPS) e usado para localizar baleias que estiverem carregando um identificador eletrônico equipado com um transmissor, disseram as autoridades.

Profundamente criticado por conservacionistas por matar centenas de baleias todos os anos, o Japão desistiu da pesca comercial de baleias de acordo com uma moratória internacional em 1986, mas vem desenvolvendo o que chama de pesquisa científica de baleias desde 1987.

"Acreditamos que o sistema contribuirá com planos japoneses para as baleias", disse um funcionário da Nasda. O Japão mantém sua posição de que a espécie de baleia Minke é abundante, apesar dos protestos globais e denúncias de grupos ambientais de que parte da carne das baleias, um prato fino no Japão, acaba sendo usada por restaurantes japoneses.