O Ibama reconheceu, no último ano, 53 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), totalizando 345 reservas federais nos onze anos de criação do programa de incentivo à transformação de propriedades privadas em áreas de preservação da natureza.

Assim, estão protegidos 412.739,58 hectares dos biomas Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Manguezal, Restinga, Campos de Altitude, Campos do Sul, Mata Araucária, e Região dos Pinheirais. A meta para 2002 é reconhecer pelo menos outras 50 RPPNs, seguindo o ritmo de crescimento dos últimos cinco anos.

Qualquer um pode reconhecer sua propriedade como RPPN, independente do tamanho da área a ser conservada. Basta que tenha relevância ecológica e beleza cênica. Ao transformar suas terras em RPPNs, os proprietários recebem vários benefícios como incentivos fiscais, isenção do ITR, crédito agrícola, e assessoria técnica do Ibama para desenvolver atividades que não alterem a biodiversidade original, como ecoturismo, educação ambiental, pesquisa e projetos de cultura e lazer.

Para reconhecer a área – total ou parcial – o interessado deverá apresentar às representações locais do Ibama os seguintes documentos autenticados: informações pessoais e planta da área, identidade e/ou quitação do ITR.