"Com os avanços tecnológicos alcançados nas últimas décadas, a cartografia se tornou mais eficiente na elaboração de mapas: o uso de imagens de satélites, de fotografias aéreas digitais, do GPS, de GIS, e o estabelecimento de redes mundiais de informação contribuíram para um mapeamento mais preciso e em menores intervalos de tempo".

A afirmação está no artigo de Alcides Ferreira da Silva Junior, engenheiro cartógrafo, mestre em Ciências Geodésicas, professor de Geomática no CEFET-GO, escrito para o Portal MundoGEO. Segundo ele, o ensino técnico de cartografia atende a uma necessidade crescente do mercado de trabalho junto às empresas que de diferentes formas usam mapas, plantas e cartas digitais.

"O Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO) iniciou esse ano o "Curso Técnico de Cartografia". Após a conclusão do ensino médio, os alunos complementam os módulos profissionalizantes com mais um ano de curso técnico, adquirindo um perfil profissional com habilitações e competências na área de cartografia.

A criação desse curso surgiu a partir de uma pesquisa em empresas públicas e privadas de qual profissional havia maior carência no mercado e devido a uma grande demanda de serviços de cartografia na região", escreve Alcides no texto intitulado "Ensino Técnico de Cartografia". Confira na seção Artigos do Portal MundoGEO.