Um convênio com a Caixa Econômica Federal garante investimento de R$ 1 milhão para o controle da erosão da bacia do Rio Barra Mansa (RJ). Dentre as atividades que serão realizadas com o recurso estão ações preventivas e corretivas.

E, entre as ações preventivas, estão o levantamento aerofotogramétrico, mapeamento geológico-geotécnico, caracterização da vegetação florestal, educação ambiental, monitoramento e controle de queimadas.

De acordo com estudo encomendado pela prefeitura para o Centro de Pesquisas da UFRJ, o deslizamento de encostas em estradas e cidades, assoreamento dos cursos d’água, redução de mananciais, grande extensão de terras improdutivas, decadência da atividade agropecuária e o êxodo rural são os principais impactos negativos da erosão acelerada das terras em bacias e que se acumulam e se agravam ao longo dos anos. Pelo estudo, a bacia de drenagem do Rio Barra Mansa situa-se na região mais crítica quanto à degradação por erosão de todo trecho fluminense da bacia do Paraíba do Sul à Região Médio Vale – agravada por ser uma área de relevo muito acidentado.