Os usuários do Ikonos poderão obter nova ferramenta de visualização 3-D da Terra (Estereoscopia), produto que estava disponível somente para as Agências Oficiais de Cartografia. Um par estereoscópico Ikonos consiste em duas cenas adquiridas para uma mesma localização geográfica da Terra, adquirida de duas perspectivas distintas durante uma mesma passagem do satélite em órbita.

O imageamento se faz ao longo de uma mesma órbita, ou seja, dentro de uma mesma faixa imageada, com alguns instantes de intervalo, para que a radiometria seja consistente entre as duas tomadas, facilitando assim o processamento e a interpretação das imagens. Uma das duas imagens é adquirida com una visada próxima da vertical (entre 90 e 72 graus) e pode ser igualmente usada depois para gerar uma ortoimagem com precisão geométrica.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com imagens em estereoscopia é a possibilidade de interpretar e extrair feições naturais e geográficas tais como prédios, estradas e altimetria. Imagens em estereoscopia são importantes para o mercado mundial onde não existe até o momento dados de altimetria confiáveis e precisos. Um par estereoscópico Ikonos traz também as Informações sobre o Modelo Geométrico (IGM), que consiste na equação e nos parâmetros técnicos que retratam as condições de aquisição das imagens usadas e do sensor. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos com a Engesat, através do e-mail engesat@engesat.com.br ou telefone 0800 41 24 26.