A USP/ESALQ participou do "Third International Conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry", onde foram apresentados trabalhos das áreas de sensoriamento remoto e geoprocessamento no estudo ambiental e suas aplicações na agricultura. Financiado pela FAPESP, como auxílio pesquisa, a ESALQ participou com o trabalho de doutorado

É possível estimar atributos físicos e químicos dos solos pela utilização de sensores em laboratório e em satélites?", coordenado e apresentado, em plenária, pelo professor do Departamento de Solos e Nutrição de Plantas, José Alexandre M. Demattê.

O evento aconteceu no final do ano passado no Colorado, Estados Unidos. O professor brasileiro obteve certificado de melhor trabalho da sessão onde foi apresentado e, assim, concorreu entre os 12 melhores trabalhos do Congresso, sendo classificado em 3° lugar.

Segundo Demattê, o uso do sensoriamento remoto é importante para obter informações dos solos de maneira mais rápida, com possibilidade de avaliar grandes áreas. Normalmente os solos são analisados em processo laboratorial com metodologia analítica. Esses dados são interpretados e correlacionados com os componentes do solo.

O trabalho comprovou que é possível quantificar os teores de alguns atributos dos solos utilizando sensores localizados em laboratório (principalmente) e em satélite (com algumas restrições).