Oito anos separam a última versão do Mapa Básico do Ceará, lançada em 1994, da edição atualizada, cuja distribuição está prevista para abril deste ano.

A novidade da versão 2002, segundo o Instituto de Pesquisa e Informação do Ceará (Iplance), é a utilização de imagem de satélite como fundo, trazendo até uma simulação do que vai ser a lâmina de água do açude Castanhão.

O Mapa Básico do Ceará será impresso a partir de uma parceria, firmada quarta-feira (20/2), entre Iplance e a Companhia Energética do Ceará (Coelce). Serão impressas, a princípio, 2.200 cópias do mapa, com dados atualizados contendo infra-estruturas de estradas e rodovias, hidrografia, limites políticos dos municípios e sedes de distritos. A parceria com a Coelce adicionará ao material também toda a rede elétrica do Estado.

Esses dados podem auxiliar estudos de planejamento da própria Coelce para expansão da rede. A Coelce irá investir R$ 9.600,00 na impressão dos 2.200 mapas geográficos, sendo que o Mapa Básico já existe sob formato digital. Nesta versão, a informação é tratada e os dados trazem mais informações.

A imagem do satélite americano Landsat veio substituir as curvas de níveis (linhas que definem a altitude das diversas áreas).

A principal vantagem da imagem de satélite, na versão impressa do mapa, é a possibilidade de visualização da vegetação.

Na versão digital, o técnico que usa a imagem no computador pode destacar pelas cores as nuances do território.