Ontem (1/3) em Nova Delhi, na presença dos ministros da Ciência e Tecnologia do Brasil e da Índia, Ronaldo Sardenberg e Murli Manohar Joshi, a Agência Espacial Brasileira e a Organização de Pesquisa Espacial da Índia assinaram memorando para cooperação em programas de utilização de foguetes de sondagem, comunicação por satélites, sensoriamento remoto e intercâmbio de pessoal. Também ficou acordado que dentro do escopo das tecnologias industriais básicas, os dois países aumentem a cooperação em ensaios de proficiência e metrologia científica.

Também será estimulada ainda mais a pesquisa climática, a partir de um programa de cooperação em meteorologia e climatologia anteriormente já assinado pelos dois países; e será desenvolvida pesquisa conjunta sobre variabilidade e previsão de clima e seus impactos sobre as atividades agrícolas.

Ao fim do encontro, o ministro Joshi revelou grande interesse pela evolução das pesquisas do Instituto do Milênio do Semi-Árido, tendo em vista de a Índia ter em seu território características idênticas a esta região do Nordeste brasileiro. O ministro Sardenberg ficou na Índia por três dias.

Na quinta-feira, reuniu-se com o ministro da Tecnologia da Informação, Pramod Mahajan, durante a assinatura de convênio entre o CNPq e a Academia Indiana de Ciências.