O programa do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, intitulado "Desafios da Sustentabilidade da Mineração na Amazônia Brasileira" aborda a representatividade do tema biodiversidade para o setor.

Deste programa, surgiu o banco de dados "Sustemin-Região Amazônica", cuja pretensão é reunir todo o acervo de informações públicas sobre a região, abordando as mais diferentes variáveis, sócio-econômicas, ambientais, minerais, etc. Devido à complexidade do banco de dados, por enquanto está sendo apresentado apenas seu protótipo, que consiste em três mapas.

A versão final será oferecida no futuro ao público em geral. Um dos mapas ilustra a relação desmatamento versus uso do solo, enfocando todos os tipos de atividade desenvolvidas na Amazônia e sua contribuição para o desmatamento.

Observa-se por esse mapa que a agricultura e a pecuária são as que mais contribuem. Outra conclusão advinda da análise do mapa é que as ações de reflorestamento na Amazônia são muito tímidas. Outro mapa aponta a distribuição dos títulos minerários nas terras indígenas e nas áreas de proteção ambiental. O interesse por esse mapa se justifica pela grande quantidade de requerimentos para exploração nesses locais.

O mapa geológico, também produzido pela equipe do Sustemin, sobrepõe as áreas indígenas com as protegidas e identifica as minas presentes nessas áreas. É um mapa técnico, que não revela o potencial mineral, mas cujos dados podem ser usados para inferir esse potencial, por apresentar a formação geológica da região.