A Embrapa Monitoramento por Satélite está disponibilizando, desde o começo da semana, em seu site (www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br), os mosaicos de imagens de satélite dos quatro estados do Sudeste brasileiro, dando seqüência ao trabalho iniciado em 2000, com os estados da Amazônia e, em 2001, com todo o Nordeste.

A Embrapa tem o registro de cerca de 800 mil downloads (cópias eletrônicas) dos mosaicos da Amazônia e Nordeste, antes acessíveis apenas a poucos pesquisadores ou autoridades.

Os downloads são identificados e obedecem à seguinte distribuição: 20% feitos por organizações não-governamentais (ONGS) nacionais e internacionais, como WWF, Greenpeace, Conservation International e The Nature Conservancy; 20% por professores e estudantes do ensino fundamental e médio; 30 a 40% por órgãos de governo, municipais, estaduais ou federais, incluindo secretarias de planejamento, meio ambiente e agricultura, IBGE, Ibama, Sivam e Exército; os restantes 20 a 30% são de pesquisadores de universidades, de outras unidades da Embrapa e instituições de pesquisa, ficando um pequeno percentual para fazendeiros e proprietários rurais. A elaboração dos mosaicos não é uma simples colagem de imagens, mas demanda um paciente trabalho de georreferenciamento e acerto de registros, tanto mais difícil quanto mais acidentado é o relevo da área em questão.

Muitas vezes as imagens correspondem a dias diferentes, tomadas em condições diversas de luz e sombra, e as emendas precisam ser trabalhadas em softwares especiais, para serem homogeneizadas, sem perda de qualidade.