Começa nesta segunda-feira (11/3), no Inpe, um curso voltado a especialistas ligados a instituições ambientais de países da América Latina e Caribe. O evento é promovido pelo Inpe, Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) da ONU e Selper – Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto.

O curso "Programa de Capacitação em Métodos de Avaliação de Desflorestamento e Queimadas em Florestas Tropicais Usando Imagens de Satélite", com 13 inscritos, terá participantes dos seguintes países: Brasil, Peru, Argentina, Bolívia, Venezuela, Equador, Cuba, República Dominicana, Colômbia, Chile, Uruguai e Paraguai.

Segundo o pesquisador do INPE, Paulo Roberto Martini, um dos coordenadores do evento, os participantes serão treinados para o monitoramento do desflorestamento e de queimadas com uso de imagens de satélite. Serão apresentados os procedimento de interpretação e de geoprocessamento, com base em imagens do Landsat, satélite americano, e do CBERS-1 – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres -, em órbita desde 1999. Para o curso foi preparado um CD-ROM com imagens pré-interpretadas.

No último dia de evento, na sexta-feira, dia 15, os participantes deverão apresentar a situação do monitoramento ambiental em seus países.