A feira de informática e telecomunicações CeBit abriu na quarta-feira (13/3) suas portas ao público em Hannover, Alemanha.

Até o próximo dia 20, cerca de 8 mil expositores, a metade deles fabricantes de software, apresentam ao público geral e especializado uma ampla gama de programas e sistemas informáticos em um clima ligeiramente mais otimista que na última edição por causa da aparente recuperação da economia mundial. Uma novidade para os doentes do coração é apresentada na feira pela empresa alemã Vitaphone, com um telefone celular especial em que foi incorporado um aparelho que realiza um eletrocardiograma que é depois transmitido a uma central, onde uma equipe de médicos pode fazer um diagnóstico imediato.

O aparelho, que pesa o dobro de um telefone celular normal, também informa sobre a situação do paciente mediante um localizador GPS. Além disso, a Deutsche Telekom anunciou uma parceria com a americana Microsoft para facilitar o uso do telefone celular de aplicações de software e melhorar os serviços de transmissão de dados móveis.

As empresas de software reforçaram sua presença nesta feira com soluções para tornar a navegação pela Internet mais segura e prevenir a proliferação de vírus. Em 2001, este segmento gerou um volume de negócios em torno de US$ 6,177 bilhões, número que, caso se cumpram as projeções, irá dobrar até 2005.