A Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro começou nesta semana a pôr em prática um programa que visa a proteger os mananciais da cidade. O projeto piloto, numa área do Maciço da Tijuca, abrange 73 nascentes que serão cercadas e sinalizadas.

O trabalho inclui, ainda, a recuperação vegetal das áreas sempre que necessário, além do monitoramento das nascentes para evitar sua degradação e seu uso desordenado. O projeto prevê o mapeamento dos mananciais em outras áreas da Tijuca e nos maciços da Pedra Branca e do Mendanha, na Zona Oeste.

O programa divide o Maciço da Tijuca em sete áreas, sendo que uma delas já foi mapeada. Nessa área de 1,2 hectare foram identificadas 73 nascentes que serão protegidas. Todas desembocam no Canal do Mangue e algumas estão cercadas por favelas como Salgueiro, Borel e Chacrinha.

Das 73 nascentes mapeadas, 56% estão degradadas pela ação humana. Os maiores problemas são causados por lixo e desmatamento. A Secretaria avalia que no prazo de um ano e meio todos os mananciais da cidade estejam preservados e livres da degradação humana.

Os custos do projeto ainda não foram calculados, mas, só com a identificação das nascentes, é previsto que sejam gastos cerca de R$ 500 mil por área.