A Petrobras está investindo R$ 3,5 milhões no mapeamento aerofotogramétrico do Espírito Santo para dar apoio e agilidade a decisões da empresa nas áreas de exploração, produção, meio ambiente e planejamento. A Maplan e a Tecgraf foram contratadas para realizar o serviço, que deverá estar pronto no mês de dezembro.

O mapeamento consiste em registrar fotos da área de atuação nas escalas de 1:30.000 e 1:10.000, ao longo de três km2, abrangendo o Espírito Santo, além do sul da Bahia – áreas da Unidade de Negócios de Vitória. A partir do levantamento, serão criados arquivos em mídia, por meio do programa GIS que permite visualizar a superfície da região e auxilia na tomada de decisões com maior rapidez em casos de acidentes.

O estado capixaba é o último do país no qual a Petrobras decidiu adotar esta ferramenta, já utilizada pelo Rio de Janeiro há cinco anos. O trabalho será dividido em duas etapas. Na primeira, cuja duração será de dois meses, serão obtidos dados aerofotogramétricos nas duas escalas.

Na fase seguinte, será feita a restituição das fotos que serão compostas e transmitidas ao sistema eletrônico para que ocorra a identificação de áreas de florestas, zona residencial, plantas industriais, estradas, dutos, poços, drenagem, entre outros itens, durante o período de cinco meses. A Maplan coordenará todo o trabalho, enquanto a Tecgraf fará a integração e computação gráfica das imagens ao sistema da Petrobras. A atualização das informações será realizada anualmente.