O Painel de Gestão sobre Telecomunicações do Congresso GEOBrasil 2002 (de 21 a 24 de maio em São Paulo) receberá a analista de sistemas Sônia Maria Panotim e o engenheiro Edison Eduardo Aguiar, da Fundação CPqD, para a palestra "Mapas e Conversão: Atendendo as Exigências do Mercado Atual". O objetivo é apresentar o trabalho do CPqD voltado ao fornecimento de geoinformação para empresas de Telecomunicações no apoio à gerência estratégica, planejamento e controle de redes, mercado e demanda. "A carência de cartografia atualizada e confiável e o alto custo das informações nos levaram a buscar novas soluções", comenta a analista de sistemas. Também sobre Telecomunicações, vão falar Ludgero Moreira, da Embratel, e Enaldo Montanha, do CTGEO.
O GEOBrasil 2002 terá Painel de Gestão sobre Energia, com a presença de Luiz Augusto Portela, da Eletrosul, Cláudia de Oliveira e Silva Varricchio, da CERJ, Edilson de Souza Bias, da CEB, e Marcos Abi-Ackel, da CEMIG. "A Cia. Eletricidade do Rio de Janeiro desenvolveu e implantou um Sistema de Gestão de Distribuição, sob plataforma geoprocessada SmallWorld GIS, para modernizar sua gestão da distribuição", explica Cláudia Varricchio.
E, para abordar o tema Saneamento, estarão no Congresso Marcos Aurélio Brennsen, da Sanepar, Luis Henrique Branco, do CTGEO, Evandro Luiz Silva, do SAAE/VR, e Mário Alexandre Carcanholo, das Águas de Limeira. "Grande parte do ativo de uma empresa de saneamento básico está debaixo da terra. Este patrimônio precisa ser gerenciado adequadamente e como grande aliado escolhemos a tecnologia GIS. O objetivo da minha palestra é apresentar informações sobre o desenvolvimento do projeto e apontar como a tecnologia permitiu uma gestão mais eficaz sobre este patrimônio", adianta o coordenador de sistemas das Águas de Limeira.
Mais informações sobre o GEOBrasil 2002 podem ser obtidas pelo telefone (11) 6096-5311, por e-mail info@geobr.com.br, ou no site www.geobr.com.br.