O Instituto Cultural Banco Santos abre hoje (28/5) com a mostra "O Tesouro dos Mapas – A Cartografia na Formação do Brasil". A exposição ocupa o térreo e o mezanino da nova sede do Banco Santos, em São Paulo, somando uma área de aproximadamente 1,5 mil m².

As peças exibidas ajudam a entender não só as mudanças ocorridas no desenho dos mapas, mas também como estes documentos mostram traços da cultura vigente em cada período. No caso brasileiro, é bem clara, por exemplo, a imagem fantasiosa que os europeus tinham da América. O público poderá ver peças importantes, algumas bastante raras, que permitem acompanhar a história da navegação. Há peças que remontam ao século XV, quando a navegação ganhou novo impulso com a retomada do comércio no Mediterrâneo, impulsionado pelas negociações com o Oriente.

Os navegadores, desde a Idade Média, se orientavam por textos antigos que sobreviveram e ficaram conhecidos como portulanos. Com o uso da bússola a partir do século XII, as representações gráficas se tornaram mais complexas, e foram chamadas de cartas-portulanos, mapas manuscritos em papel pergaminho. A mostra apresenta cinco cartas-portulanos.

Nesta época, os especialistas em mapas ainda não eram conhecidos como cartógrafos. Aqueles que se dedicavam ao ofício eram artistas com profundos conhecimentos de astronomia, astrologia, matemática e geometria. A exposição permanece no Instituto Cultural Banco Santos até 25 de agosto.