A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentará um plano para ocupação estratégica dos morros da cidade, prevendo o uso de cartografia e imagens de satélite.

O plano deverá ser levado à Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro já nos próximos dias. De acordo com o diretor da Coppe, físico Luís Pinguelli Rosa, a utilização da cartografia será estratégica para as atividades de policiamento, assim como as fotos tiradas por satélite.

O objetivo é ocupar as áreas onde se escondem os criminosos e instalar nestes locais batalhões da Polícia Militar, que terão, assim como os marginais, uma visão estratégica de todo o Rio de Janeiro, impedindo que os bandidos se beneficiem da disposição geográfica da cidade. Luís Pinguelli Rosa informou que já estão sendo mantidos contatos com o governo estadual a respeito do plano.

A ocupação prevê também um modelo ostensivo, com uma central de policiamento de bairro nas favelas, remanejamento das tropas de chão e controle do asfalto por rádio.