Produtos recém-lançados, como o MapLink Destinator e o Intelliwhere OnDemand, estão despontando como soluções quase “mágicas” para os motoristas nas grandes cidades.

O MapLink é um equipamento fixado próximo ao vidro do carro. Um programa é instalado em um micro de mão e o motorista, então, indica o ponto de saída e de chegada. O programa se encarrega de traçar o caminho mais simples entre os dois pontos. As instruções são faladas ao motorista, para que ele não tenha de desviar os olhos da pista. Caso haja congestionamento e o motorista mude de rota, o programa traça automaticamente um novo caminho.

Além disso, o software, que só funciona nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, leva em conta, na hora de traçar as rotas, a velocidade média e o sentido das vias antes de indicá-las ao usuário. Uma das intenções é que o produto seja oferecido por montadoras, como um acessório do carro.

+Informações no http://maplink.uol.com.br.

Já o Intelliwhere OnDemand é indicado para empresas que tenham equipes que trabalhem circulando pela cidade. O programa exibe mapas e permite comunicação entre uma central e suas unidades móveis. Conectado à internet e com o software instalado em seu palmtop, o funcionário de uma distribuidora de energia pode, por exemplo, receber uma tarefa, localizar onde está o problema e resolvê-lo mais rapidamente. Ao terminar o serviço, pode usar o programa para relatar a tarefa executada.

+Informações www.intelliwhere.com.