A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro mostrou interesse no plano de ocupação estratégica dos morros cariocas, apresentado na semana passada pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ (Coppe).

O projeto foi baseado em estudos de cartografia e balística e tem como foco a ocupação de pontos privilegiados para observação e deslocamento. Observando a estratégia do inimigo, a Coppe elaborou o plano, que tem coordenação por bairros e deve ser executado em três níveis – segurança no asfalto, força móvel e quartéis nos morros – numa adaptação do modelo nova-iorquino à geografia carioca.

Usando foto de satélite em alta resolução do bairro, os policiais fariam bloqueios de rotas de fuga com remanejamento de tropas.

De acordo com o pesquisadores da Coppe, não é papel da universidade dizer o que o governo deve ou não fazer, mas apresentar planos, conceitos e projetos, que devem ter viabilidade avaliada pelo Estado. Além deste plano, um acordo de cooperação em várias áreas deverá ser fechado entre a universidade e o governo estadual. Segundo a Coppe, nova reunião com o governo do Rio terá como tema outros planos de segurança oferecidos pela UFRJ.

Em paralelo à ocupação estratégica policial, está prevista a ocupação social dos morros, com o uso de ferramentas tecnológicas.