A lei 10.267, que criou o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), diz que a identificação da propriedade será obtida a partir de memorial descritivo, assinado por profissional habilitado e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Este fato tem sido amplamente destacado pelo engenheiro agrimensor Reinaldo Sabadotto, colunista da Revista infoGEO. "Vejo uma grande oportunidade para os profissionais da área de Agrimensura, Cartografia, Geodésia e afins mostrarem o seu valor", escreveu Sabadotto, em sua coluna intitulada "CNIR – Antes tarde do que nunca" na edição de número 21.

Como a formação profissional, da maneira como ficou a legislação, está diretamente ligada à representação do território, os profissionais deverão ser valorizados. "Certamente o mercado de trabalho para os nossos profissionais se abrirá. Caberão aos órgãos de controle, Incra, Instituto de Terras, etc, a fiscalização para que estas ações descritas na lei sejam efetivamente cumpridas.

A nós, profissionais, caberá agir com ética e lisura, utilizando a melhor técnica na execução dos serviços. Com isso certamente nosso país terá o cadastro que merece", defende Reinaldo Sabadotto, que é candidato à presidência do Crea-MS. A eleição no sistema Confea/Creas será na próxima quarta-feira, 3 de julho, em todo o país.