Para discutir os problemas da produção de cartografia no Brasil, será realizado em Belo Horizonte, de 7 a 10 de julho, o Seminário Nacional sobre Mapeamento Sistemático.

"Mapas, mais do que elementos importantes para a segurança nacional, são peças fundamentais para o desenvolvimento econômico e social", declara o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Dalto Domingos Rodrigues. De acordo com ele, o mapeamento sistemático no Brasil está desatualizado há aproximadamente quatro décadas. "Nossos mapas não refletem a realidade de hoje", diz Dalto, responsável pela coordenação do evento em Belo Horizonte. O avanço tecnológico das últimas décadas aumentou a demanda por mapas atualizados em escalas maiores e mais confiáveis, exigindo um mapeamento sistemático mais eficiente

 O motivo para a defasagem da cartografia nacional pode ser o alto custo e o longo tempo necessário para mapear um país com a extensão territorial do Brasil. O Seminário Nacional sobre Mapeamento Sistemático é uma promoção da Câmara de Engenharia de Agrimensura do Crea-MG, Sociedade dos Engenheiros Agrimensores de Minas Gerais (SEAMG) e da Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (Fenea). Mais informações no site www.crea-mg.com.br ou pelos telefones (31) 3275-3821 ou 0800 312732.