O Pentágono planeja fundir sua rede de sensores de alerta e satélites com a unidade responsável pelo ataque a supostas fábricas de armas de destruição em massa. Esse plano é parte da doutrina estratégica do presidente George W. Bush, que prevê ataques preventivos contra países ou organizações que desenvolvam armas químicas, biológicas e nucleares.

Esse novo órgão ainda não tem nome, mas deve ficar baseado em Offutt, Nebraska, e ser chefiado pelo almirante James Ellis, que atualmente dirige o Comando Estratégico, unidade que administra todos os mísseis nucleares do país. Os satélites e sensores responsáveis pelos alertas estão subordinados ao Comando Espacial.

O brigadeiro Ronald Kadish, hoje responsável pela Agência de Defesa de Mísseis, deve ficar subordinado a esse novo comando. Na semana passada, Kadish anunciou a intenção norte-americana de atrair outros países para a construção do novo escudo antimísseis, uma iniciativa que levou os Estados Unidos a abdicarem do Tratado Anti-Mísseis Balísticos, de 1972, que proibia o desenvolvimento desse tipo de escudo.