A Embrapa Monitoramento por Satélite realiza o controle orbital do uso das terras do país. Utilizando os satélites americanos da família Landsat, os técnicos da empresa poderiam fazer o levantamento do uso das terras em todo o país a cada 16 dias.

Com a ajuda de lentes calibradas eletronicamente para "ver" o que está plantado, é possível, entre outras coisas, fazer o levantamento da previsão de safra do país. O monitoramento é importante por diversos aspectos, mas, principalmente, pela possibilidade de certificar os dados da produção. Porém, esse trabalho não é realizado sistematicamente pela Embrapa, principalmente por causa dos elevados custos do processo. A empresa realiza o monitoramento de acordo com a demanda por informações do governo e dos diversos órgãos públicos. O papel da Embrapa é fornecer dados sobre o uso das terras para o governo – e apenas quando é pedido – e desenvolver programas para a disseminação desse mecanismo de monitoramento.

Nos Estados Unidos, o monitoramento oficial da agricultura é feito totalmente por satélites semanalmente, como a Embrapa faz no caso das queimadas. Inclusive, o registro de queimadas no Brasil deste ano já começou a ser realizado pela Embrapa Monitoramento. Importante para o controle ambiental e para o controle de uso da terra, o programa faz levantamentos semanais da situação das queimadas em todo o país. Utilizando o satélite americano NOAA 12, a Embrapa, em conjunto com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), faz o levantamento, que é repassado ao Ministério da Agricultura e às diversas delegacias federais agrícolas do país para que os responsáveis pelas queimadas sejam punidos.