Destacando o tema "Por uma Geografia nova na construção do Brasil", começou no domingo (21/7) em João Pessoa, Paraíba, o XIII Encontro Nacional de Geógrafos. Até sexta-feira (26), entre outros assuntos, o evento discute a importância das geotecnologias na análise geográfica.

O maior evento da Geografia brasileira busca destacar o trabalho dos geógrafos que trabalham e lutam dia-a-dia nas salas de aulas das escolas do ensino fundamental, médio e superior, nos institutos de pesquisas, nos diversos níveis de governo, em organizações não governamentais e em empresas privadas.

O tema central do encontro faz uma homenagem ao professor Milton Santos, considerado um dos mais importantes geógrafos do Brasil e do mundo, falecido em junho de 2001, fazendo referência à sua obra "Por uma Geografia Nova", marco do pensamento geográfico brasileiro.

O mega-evento está recebendo cobertura on-line através da página da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Confira o endereço http://www.cibergeo.org/agbnacional/.