Desde terça-feira (30/7) está sendo realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, o Salão e Fórum de Inovação Tecnológica & Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está presente no estande destinado à Cadeia Tecnológica Espacial, onde apresenta as conquistas tecnológicas do programa espacial brasileiro. O estande da Cadeia Tecnológica Espacial, com 400 metros quadrados, conta também com a participação institucional do Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A área espacial apresenta no Salão os avanços conquistados no desenvolvimento dos foguetes de sondagem, dos satélites e do veículo lançador de satélites (VLS-1), além da infra-estrutura para lançamentos de foguetes, bem como outras atividades inseridas no âmbito do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). A indústria espacial também se faz presente ao estande da Cadeia Tecnológica Espacial, com a participação de nove empresas do setor e da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB).