A Orbisat Sensoriamento Remoto está participando do Salão e Fórum de Inovação Tecnológica & Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas, no Expo Center Norte, em São Paulo. Até amanhã (3/8), a Orbisat e a sua parceira Digimapas apresentam o único sensor radar interferométrico de abertura sintética de aplicação mundial, exclusivamente projetado e desenvolvido em Campinas e Manaus.

O objetivo desta tecnologia aerotransportada, denominado OrbiSAR-1, instalado a bordo de uma aeronave Turbo Comander 690B navegando a 10.000m de altura, será o de mapear a superfície da Terra com precisão centimétrica. Todo o trabalho de execução de vôo e transporte do sistema de radar fica a cargo da Digimapas. Esta tecnologia é 100% digital e proporciona uma boa relação custo-benefício.

O InSAR não depende de condições climáticas e de luminosidade, diferente dos processos convencionais até hoje utilizados, que dependem diretamente destas condições. A aquisição das imagens com InSAR pode ser feita durante o dia ou à noite. Para uma área de 70 mil quilômetros quadrados com precisão X,Y,Z de 0.5m, utilizando o InSAR, a obtenção das imagens é realizada em menos de dois meses, enquanto nos processos convencionais a aquisição desta mesma área demora mais de dois meses e ainda depende das condições climáticas.